Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

40 anos da lei do divórcio no Brasil

Motivos para comemorar

há 6 anos

Feliz porque hoje comemoramos os 40 anos da vigência da lei do divórcio no Brasil.

É claro que de 1977 para cá muitas foram as mudanças positivas na lei do divórcio, culminando inclusive na novíssima e atual modalidade do divórcio extrajudicial que veio descomplicar o procedimento e minimizar os danos de uma ruptura familiar tão grave.

Mas minha reflexão hoje deve-se ao fato de que a lei do divórcio foi uma alavanca para o início da libertação feminina que de certa forma era "subjugada e relegada" a uma condição de inferioridade em relação a figura masculina, sendo que em quase a totalidade dos atos da vida civil a mulher casada era dependente da outorga marital para realizar atos da vida civil.

Hoje somos donas de nós mesmas, temos os mesmos direitos que os homens dentro de um relacionamento conjugal, temos o poder conjunto de tomada de decisão sobre os rumos que a família e filhos devem tomar.

Resumindo, temos muito que agradecer e festejar, e mais que isso, temos a responsabilidade de continuar no caminho da independência feminina com a responsabilidade e delicadeza que nos é inerentes.

Avante mulheres, filhas, mães, esposas ou não!

  • Sobre o autorEspecialista em Direito das Famílias, Sucessões e Cível
  • Publicações15
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações55
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/40-anos-da-lei-do-divorcio-no-brasil/533792617

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)